COMO É A SISTEMATIZAÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO DO PROTOCOLO ACERTO EM SEU HOSPITAL?

Contate o projeto ACERTO pelo e-mail aguilar@terra.com.br ou pelo telefone 65 36234020 (Neila)

A implementação do protocolo ACERTO diminui custos (30% em media) e diminui morbidade e tempo de internação ! Ha vasta literatura para isso. Imagine isso ao longo de ano apos ano, o valor em reais economizado. Dependendo do numero de operações/ano do hospital isso pode ser muito significativo.O processo de implementação do protocolo ACERTO no seu hospital é realizado através da modalidade “breakthrough”. Em síntese esse processo pode ser realizado em 3 etapas:
ETAPA 1 

O hospital monta a sua equipe de implementação. A equipe ACERTO fornece material de coleta e devidas instruções para que o hospital colete num período curto (30 dias em média) alguns dados para que se conheça a real situação em relação a:

  1. TEMPO DE JEJUM PRÉ-OPERATÓRIO
  2. VOLUME DE SOLUÇÕES SALINAS (SORO) UTILIZADO POR DOENTES CIRURGICOS NO PERI-OPERATÓRIO
  3. NUMERO DE DOSES DE ANTIBIOTICO
  4. TEMPO DE INTERNAÇÃO
  5. MORTALIDADE
  6. COMPLICAÇÕES POS-OPERATÓRIAS

ETAPA 2

Após isso, uma equipe do ACERTO desloca-se até o hospital e realiza um simpósio de 4-8hs como os temas do protocolo ACERTO. Nesse simpósio, são apresentados os dados do hospital. Essa etapa é importante para quebrar o imaginário sobre os dados coletados que geralmente não se conhece nos hospitais.

Uma equipe do hospital formada necessariamente por alguém da administração, um cirurgião, um anestesista, uma nutricionista e um enfermeiro reúne-se com alguém da equipe ACERTO para construir metas e um protocolo para o hospital. Em alguns hospitais, um intensivista ou um hospitalista é muito importante! Outros profissionais da saúde podem se juntar ao time encarregado das mudanças obviamente.

ETAPA 3

Uma nova coleta de dados é realizada por tempo semelhante ou maior e se realiza comparações antes e depois. A divulgação dessa comparação é realizada através de murais ou newsletter ou outra forma para o staff do hospital com o objetivo de aumentar aderência e dar ciência a todos.

Como contactar-nos:

 Contate o projeto ACERTO pelo e-mail aguilar@terra.com.br ou pelo telefone 65 36234020 (Neila)